Decorando seu ambiente com cortinas.


As dúvidas mais frequentes sobre cortinas e como harmonizar com sua decoração


Que modelos de cortinas estão em alta?

As tendências apontam para os mais leves e fluidos, menos volumosos e com ótimo caimento. Os de aspecto pesado e rígido são pouco vistos atualmente, a volta das estampas, comuns nos anos 1970. Até há pouco, as cortinas deveriam ser o mais neutras possível, mas isso mudou, pois agora vale fazer delas um elemento forte da decoração. 


Trilho ou varão?
Existem casos em que o trilho, muito discreto, pode ficar aparente, mas, em geral, o suporte permanece oculto. Já o varão se mantém à vista, e costuma entrar em cena nos ambientes com forro que acompanha a inclinação do telhado ou se o desejo for torná-lo parte da ambientação. 



 Encaixe na janela interna ou na parte exterior?

A menos que exista algum obstáculo, como um aparador sob a abertura, elas ficarão mais elegantes se alcançarem o piso. Caso não seja possível, prefira um modelo romano ou uma persiana. Cortinas curtas funcionam apenas em quartos de bebê. Com relação à largura, não há regra. Quando a esquadria é descentralizada, é recomendo encobrir toda a parede para disfarçar a diferença entre os lados.



Mais indicadas para pessoas alérgicas a poeira?
Independentemente do tecido escolhido, cortinas tendem a acumular pó. Por isso, quem sofre com o problema, porém não abre mão de cortinas, pode confeccionar modelos de voil ou de outros tecidos 100% poliéster que permitem lavagens constantes sem estragar.


Comentários

Postagens mais visitadas